Espécies da Amazônia serão monitoradas por sensores em árvores

Listen to this article

Tecnologia vai permitir coleta de sons e imagens dos animais no interior da floresta; dados serão enviados em tempo real para pesquisadores

Uma rede de sensores, com microfones e câmeras, será instalada sob a copa das árvores para coletar informações sobre o comportamento das espécies no interior da floresta amazônica, e transmitir, via satélite e em tempo real, para os pesquisadores.

A nova tecnologia, que faz parte do projeto Providence, além de monitorar a biodiversidade local, vai reduzir a presença humana e os custos das expedições de campo

Até março de 2018, 10 sensores serão instalados em diferentes pontos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na interior da Amazônia. Na primeira fase do projeto, iniciada em outubro de 2016 e com duração de 18 meses, os pesquisadores avaliam se a rede de sensores terá capacidade de captar sons e imagens de animais a partir de amostras.

Para isso, foram escolhidas dez espécies, entre elas, onça-pintada, macaco-guariba e boto-cor-de-rosa. A escolha desses animais foi feita por causa dos sons característicos, abundância na região e carisma. 

Os dados coletados pelos sensores devem preencher importantes lacunas no monitoramento da fauna da região amazônica. Segundo o pesquisador Emiliano Ramalho, que coordena o grupo de monitoramento do Instituto Mamirauá, os dados são essenciais para as estratégias de conservação de espécies e criação e gestão de unidades de conservação.

“Uma das principais preocupações dos cientistas em todo o mundo é a biodiversidade e a extinção das espécies. Ter uma avaliação precisa da biodiversidade de uma área como a Amazônia é essencial, porque, só assim, podemos ter ideia do impacto das atividades humanas nesse ambiente natural.”

Para Ramalho, essa tecnologia é revolucionária, porque vai abranger um número maior de grupos taxonômicos, diminuindo os custos do monitoramento e o esforço de campo.

“No futuro, as informações captadas serão enviadas para uma plataforma online e também serão disponibilizadas à comunidade. A intenção é que a população aprenda sobre as espécies e participe do monitoramento. Ao final do projeto, a expectativa é ter mil aparelhos espalhados pela floresta”, revelou.

origem:  http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2017/02/especies-da-amazonia-serao-monitoradas-por-sensores-em-arvores

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.