Um link para encaminhar pra toda família e amigos que te enchem de perguntas nas festas de fim de ano
Pra começar, o clássico! PC vem do inglês personal computer – computador pessoal. Belê?
Ele é o termo que desde sua criação carrega toda uma categoria de produtos de uso doméstico e profissional. Praticamente qualquer conjunto de monitor, mouse, teclado e torre vendido ao público com um sistema operacional podia ser chamado de PC.
A grande maioria dos PCs vinha com Windows, da Microsoft, mas até mesmo os Macs da Apple são – tecnicamente – “PCs”, mesmo que a empresa sempre tenha feito questão de diferenciar seu sistema operacional e design nos anúncios.
Com a evolução tecnológica, e principalmente do marketing desses dispositivos, a nomenclatura evoluiu para que as especificações, principalmente com relação ao desempenho, portabilidade e a marca do aparelho fossem contidas logo de cara para o consumidor. Mas são tantos nomes e mudanças que às vezes pode ficar um pouco confuso.
Hoje em dia PC se refere em sua maior parte a computadores de mesa – os desktops. Alguns modelos são vendidos sem monitor e sem os periféricos. Do outro lado do espectro estão os notebooks e laptops, que apesar de palavras bem diferentes, significam a mesma coisa: computadores para carregar por aí tomando notas (notes) ou colocar no colo (lap), ou seja, móveis.
Outros dois termos bastante populares são:
All in one são computadores de mesa onde monitor e torre ficam no mesmo componente, traduzindo perfeitamente o significado do termo em inglês que é “tudo em um”.
PC gamer pode ser notebook ou desktop. São dispositivos com alta capacidade de processamento, sendo perfeitos para quem curte jogar com teclado, mouse e altíssima resolução.
SD significa standard definition – qualidade padrão em inglês. São modelos antigos de TV e são raras as lojas que ainda os vendem. Não valem o investimento.HD: high definition – alta definição. São aparelhos com resolução até 1280 x 720 pixels. Cada vez mais escassos, muitos dos conteúdos produzidos hoje possuem resoluções maiores do que esses equipamentos conseguem reproduzir.
Full HD: alta definição completa, full high definition. Esses tipos possuem 1920 x 1080 pixels de resolução e são o modelo mínimo para se comprar hoje em dia, pois reproduzem com fidelidade filmes em Blu-ray e a grande maioria dos conteúdos de streaming, como as séries e filmes do Amazon Prime.
4K ou Ultra HD: essa tecnologia é quatro vezes superior ao full HD em termos de qualidade de imagem. A grande maioria das promoções no fim de ano e os lançamentos de TVs hoje em dia tem essa capacidade. Fique de olho em ofertas e compare: a diferença de preço entre full HD e UHD (4k) pesa no lado da última, já que daqui pra frente mais e mais conteúdos serão de altíssima resolução, além de jogos e os videogames mais recentes já terem essas capacidades.
mAH, cargas e horas de autonomia em baterias
A pergunta “Mas, e qual o melhor?” pode depender muito do gosto do cliente, não é mesmo? Marca, modelo e capacidades de um eletrônico variam muito, principalmente nos portáteis. Mas, há um elemento comum a todos eles que é importante observar: a autonomia da bateria.
Das pilhas recarregáveis, passando por power banks e smartphones, a unidade de medida que você precisa ficar craque é a mAh – miliampere-hora. Quanto maior esse valor, maior será a carga disponível, proporcionando mais tempo de autonomia para o aparelho sem precisar de recarregar.
Origem: Techtudo
Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br