A Seagate pinta um futuro brilhante de HDDs com um roteiro ambicioso – HDDs de 100 TB em 2030!
A Seagate acredita que o mercado de HDD não está morrendo, pois os data centers estão clamando por maiores quantidades de armazenamento e maiores densidades de armazenamento. Sim, os SSDs estão substituindo os HDDs em muitas áreas do mercado consumidor, mas os SSDs são muito caros para atender às necessidades do mercado corporativo.
Com o lançamento de seus primeiros discos HAMR, a Seagate deu início a uma jornada em direção a HDDs de ultra-alta capacidade. A Seagate criou tecnologias adicionais que permitirão que seus usuários alcancem densidades de armazenamento mais altas, mantendo as características de desempenho de IOPS / TB para complementar suas densidades de armazenamento crescentes. A Seagate está se concentrando em densidade de armazenamento e desempenho, e é por isso que eles esperam que os HDDs sobrevivam bem no futuro.
MACH.2
Ter um HDD de 100 TB pode parecer ótimo, mas essas altas capacidades exigem um aumento no desempenho de leitura / gravação / IOPS do HDD. Os usuários precisam acessar os dados em suas unidades, e é por isso que a Seagate foi pioneira em sua tecnologia MACH.2 de HDD multi-atuador.
Em termos simples, o MACH.2 permite que a Seagate opere dois atuadores independentes dentro de seus HDDs, dobrando o desempenho potencial de E / S do disco. Isso permite que as unidades habilitadas para MACH.2 da Seagate ofereçam níveis de desempenho muito mais elevados do que os HDDs tradicionais, acessando os dados de maneira mais paralela. Com o MACH.2, a Seagate está tentando habilitar o desempenho de IOPS de dois HDDs em um único gabinete, o que é uma ótima notícia para usuários corporativos que exigem valores IOPS / TB específicos para seus HDDs.
Com sua tecnologia HAMR aumentando as capacidades enquanto o MACH.2 aumenta o desempenho de IOPS, a Seagate acredita que pode permanecer à frente de seus rivais no mercado de HDD e manter os HDDs relevantes, apesar do aumento do armazenamento SS.
No futuro, a Seagate tem planos de criar discos de HDD únicos que podem conter mais de 10 TB de dados, e isso permitirá que a empresa desenvolva discos rígidos de 100 TB +. Ao alterar sua mídia de HDD para criar uma superfície “granular ordenada”, a Seagate planeja desenvolver HDDs com capacidades cinco vezes maiores do que hoje em 2030.
Com o HAMR, a Seagate criou HDDs que podem gravar dados em áreas menores de mídia HDD, mas controlando as propriedades de sua mídia de HDD, a Seagate planeja levar as capacidades de HDD a patamares totalmente novos. A Seagate está apostando na contínua proposta de valor do armazenamento HDD, oferecendo mais dados por dólar do que as ofertas concorrentes de armazenamento baseado em SSD. Embora os SSDs tenham suas vantagens de desempenho, eles não têm a proposta de valor do armazenamento em HDD.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br