Expansão da Cloudflare levará servidores de CDN para 15 estados brasileiros; confira a lista de cidades que receberão o serviço
O Cloudflare, serviço de distribuição de conteúdo, anunciou uma expansão do seus servidores que deve melhorar a qualidade da internet no Brasil. A empresa levará seu CDNs para mais de 25 cidades das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Um dos principais serviços do Cloudflare é a tecnologia de CDN, sigla para Content Delivery Network. A companhia espalha datacenters em diferentes locais do mundo para armazenar dados em cache de diversos sites – incluindo o Tecnoblog. Isso tudo permite um desempenho melhor em comparação com uma hospedagem convencional em um único servidor, uma vez que o conteúdo estará fisicamente mais perto do local de acesso dos usuários.
Cloudflare terá servidores em 15 estados brasileiros
Com a expansão, a Cloudflare chegará ainda mais perto da casa dos usuários. A empresa já possui servidores em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), e irá ativar em breve a infraestrutura nas seguintes cidades:
- Americana (SP)
- Belém (PA)
- Blumenau (SC)
- Florianópolis (SC)
- Goiânia (GO)
- Itajaí (SC)
- Joinville (SC)
- Manaus (AM)
- Salvador (BA)
- São José do Rio Preto (SP)
- São Paulo (SP)
- Sorocaba (SP)
As adições não param por aí: o Cloudflare já planeja estar presente também nos seguintes municípios:
- Campina Grande (PB)
- Caxias do Sul (RS)
- Cuiabá (MT)
- Guarulhos (SP)
- Lajeado (RS)
- Londrina (PR)
- Maringá (PR)
- Mogi das Cruzes (SP)
- Natal (RN)
- Recife (PE)
- Osasco (SP)
- Santo André (SP)
- São José dos Campos (SP)
- Vitória (ES)
Expansão deve melhorar internet, diz Cloudflare
O Cloudflare afirma que essa foi uma das maiores expansões de servidores já feita pela empresa em um único país. A chegada dos novos pontos de tráfego foi possível por conta de uma parceria com uma grande (e não revelada) operadora brasileira de internet.
De qualquer forma, o Cloudflare afirma que os brasileiros terão melhorias significativas na experiência de acesso à internet: a empresa já identificou que em 25% do tráfego de dados houve queda na média da latência (ping) de 20 ms para menos de 10 ms.
Além de fornecer serviços de CDN, a Cloudflare também tem um DNS público focado em privacidade – o 1.1.1.1 – e a VPN gratuita Warp.
Origem: Tecnoblog
mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV
Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!
Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’