Por Andrei Junqueira, Chanel Business Manager da Milestone Systems para o Brasil.
A indústria hoteleira que é o principal elo da economia do turismo, foi uma das mais impactadas pela pandemia da COVID-19, que no Brasil teve seu período mais crítico entre o mês de março de 2020 e meados do segundo semestre de 2021. Além disso, nestes últimos anos houve também uma forte expansão do mercado de locações de curta duração, atreladas principalmente às plataformas de Internet, como a Airbnb, que também impactaram fortemente o mercado hoteleiro.
Agora, com a retomada lenta e gradual desse setor, itens como segurança, tecnologia e inovação, vêm se destacando cada vez mais para investimentos e adequação pelos tomadores de decisão nesse setor, que buscam aprimorar a experiência de seus hóspedes/clientes, como forma de estabelecer diferenciais face à concorrência.
Na perspectiva da segurança no ambiente hoteleiro, você já imaginou a quantidade de pessoas que circula por esses espaços todos os dias, seja para se hospedar, participar de eventos, jantar em um restaurante do hotel; e algumas pessoas mal-intencionadas, que buscam por vulnerabilidades, com o intuito de furtar bens preciosos dos hóspedes ou até mesmo objetos e ativos do hotel?
Sistemas de segurança integrados
Ao integrar as tecnologias adequadas os gestores dos hotéis e mais particularmente as equipes da segurança patrimonial, utilizarão essas ferramentas para monitorar os ambientes e evitar perdas, além de implementar outras funcionalidades que serão úteis para acompanhar as vendas e demais transações.
Nos hotéis os principais componentes de segurança integrada compreendem o controle de acesso, a videovigilância, os sistemas de alarme contra roubo e incêndio, as tags de RFID, a sonorização de ambientes, entre outros.
Imagens das câmeras agregando inteligência à plataforma de VMS
Por meio de um avançado sistema de videovigilância, os proprietários e gestores na hotelaria, podem dispor de uma solução abrangente para auxiliá-los na visualização, identificação e eventual elemento probatório, para os diferentes tipos de ocorrências em suas instalações, permitindo proteger e assegurar seus ativos e com isso, proporcionar mais tranquilidade aos seus hóspedes, visitantes, funcionários e prestadores de serviço.
Soluções como o Smart Wall, uma avançada solução de controle de Vídeo Wall, permite aprimorar os recursos no ambiente da sala de controle e com isso também, a abrangência da visualização, ampliando os níveis de consciência situacional. Por meio da configuração e automatização de alertas visuais no Vídeo Wall, o monitoramento torna-se ainda mais eficiente, direcionando a atenção dos operadores para as ocorrências mais relevantes, juntamente com outras informações situacionais que podem ser agregadas por meio de soluções de mapeamento e de GIS (Sistemas de Informações Geográficas), realidade aumentada e realidade virtual.
Integração com sistemas de controle de acesso
Soluções como o XProtect Access, por exemplo, viabilizam a integração do sistema de controle de acesso ao sistema de gerenciamento vídeo e assim, os operadores podem acompanhar os eventos e imagens dos acessos, por meio de uma interface única em suas estações de trabalho desktop. E, para situações que requeiram uma intervenção em mobilidade ou diretamente no local do evento, os operadores podem utilizar um aplicativo como o XProtect Mobile, instalado em seus dispositivos móveis ou smartphones.
A busca de material probatório com inteligência agregada
Uma vez que as imagens são gravadas e armazenadas, elas podem ser utilizadas como fontes de provas, após a eventual ocorrência de ilícitos. E para agilizar sua busca e verificação, soluções como o Rapid Review, um complemento integrável ao VMS, agregam mais inteligência.
Acompanhamento e controle das vendas internas
Algumas funcionalidades integráveis aos sistemas de VMS vão além da segurança, como a possibilidade de acompanhamento das transações comerciais, que é muito útil para hotéis que dispõem de restaurantes ou que oferecem vendas no varejo.
Com uma solução como o XProtect Transact, os gestores dos hotéis podem monitorar em tempo real seus terminais de ponto de venda e as operações financeiras em caixas registradoras, gerar relatórios das transações de vendas associando-as ao seu vídeo correspondente, além de gerar notificações quando um determinado item ou produto é escaneado, como os itens de alto valor, para os quais um cuidado especial torna-se um requisito necessário.
Leitura de placas para identificação dos veículos
O controle de acesso de veículos em hotéis, tanto nos espaços de estacionamento, quanto nas áreas de atendimento ao público, é outro requisito importante para a segurança. Identificar as placas dos veículos e controlar visualmente a movimentação dos mesmos nesses espaços, proporciona informações valiosas em casos de emergência.
Cada vez que um veículo passa pelo campo de visão de uma câmera com tecnologia de leitura de placas, ele é registrado no VMS por meio de soluções como o XProtect LPR, uma ferramenta que permite a geração de relatórios associados aos vídeos das câmeras e ao registro das placas. Além disso, esta solução proporciona uma operação mais eficiente, ao classificar determinadas placas em listas, otimizando as informações para uma tomada de decisão imediata.
A segurança avançada na hotelaria com um oásis de oportunidades
Atualmente no setor hoteleiro, os sistemas de videovigilância com VMS em plataforma aberta já se tornaram uma solução predominante. Por isso, é importante também considerar um fornecedor de VMS reconhecido mundialmente, com o suporte constante para atualizações e o respaldo de múltiplos parceiros de soluções e ferramentas para integração. Com esses critérios fica mais fácil garantir o retorno do investimento e a evolução da solução, além de possibilitar mitigar continuamente os riscos para proporcionar mais tranquilidade e segurança aos hóspedes e colaboradores.
origem: https://signalisgroup.com
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br