A segurança pública de Farroupilha se prepara para ser mais integrada. Há planos para que a Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) unam as operações de monitoramento de câmeras na cidade. A proposta é que policiais militares passem a atuar também no Centro de Controle Operacional (CCO) – localizado na Prefeitura, auxiliando e treinando as autoridades municipais, além de terem um acesso mais amplo ao sistema de fiscalização por vídeo.
Atualmente, o sistema de monitoramento por vídeo é reproduzido para o CCO, para o 36º Batalhão de Polícia da Brigada Militar e para a Polícia Civil de Farroupilha. De forma isolada, cada órgão monitora as imagens, que podem ser utilizadas até para investigações, já que ficam armazenadas por 30 dias.
O CCO, instalado pela Prefeitura de Farroupilha em 2019, tem monitores maiores, com imagens melhores e computadores mais novos. Assim, a estrutura pode dar um maior auxílio para o trabalho da BM de Farroupilha.
— Da nossa parte, sempre foi um desejo de que todas as forças de segurança se unissem para fazer esse trabalho. A gente fica feliz que, por conta do diálogo, conseguimos chegar nesse ponto e vamos poder trabalhar em conjunto – celebra o secretário.
Segundo a secretaria de Gestão e Governo, a estrutura de monitoramento em Farroupilha conta com 75 câmeras fixas, 22 câmeras PTZ (que possuem movimento e zoom), 2 câmeras de reconhecimento facial e 16 câmeras para cercamento eletrônico, com leitura de placas, em 8 pontos.
— Indo para a Prefeitura (onde está o Centro de Controle Operacional), terá uma melhoria na visualização por parte dos policiais. As telas vão continuar espelhadas, tanto na sala de operações da BM, quanto na Polícia Civil. E além disso, vai ter essa sala que vai ser específica para o monitoramento – destaca o Tenente-coronel do 36º Batalhão de Polícia Militar, Luiz Fernando Becker.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br