Como o Coronavírus mudou a relação dos brasileiros com a internet
As determinações governamentais para manter a população em suas casas surte efeito não só na curva de casos registrados de covid-19, mas também nos hábitos de toda a sociedade — incluindo a brasileira. Confinados, a internet se tornou uma grande aliada das famílias de todo o Brasil e essa mudança é refletida em serviços de delivery, consumo de serviços de streaming e games online.
Medidas tomadas pela União Europeia viraram notícia ao determinar que plataformas de vídeos, sejam filmes ou YouTube, reduzissem a qualidade padrão dos vídeos para evitar um possível “colapso” na infraestrutura. Apesar de não ter se repetido no território nacional, a internet passou a protagonizar o dia a dia de inúmeras famílias — que agora aderem a serviços de delivery de supermercados, farmácias e streaming com muito mais intensidade.
60% dos brasileiros passam mais tempo online
Sendo ela uma das principais ferramentas para interação a distância, brasileiros sentem que passam mais tempo na internet nesse período de quarentena. Dos entrevistados, 58% afirmam ler mais notícias, 48% enfrentam ansiedade e 45% passaram a fazer limpeza ou faxina dentro de suas casas — ao mesmo tempo que 43% admitem estar cuidando mais da higiene pessoal.
O tempo em casa e as campanhas para adoção de quarentena também impactaram no consumo de serviços de delivery e nos prestadores de serviço: famílias conheceram o serviço de entrega de supermercados e farmácias, adquiriram aprendizados por plataformas de ensino a distância e reduziram drasticamente o uso de aplicativos de carona e de veículos particulares — como Uber, 99 e táxis.
origem: Tecmundo
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
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