Tecnologia 5G criará diferencial competitivo para a indústria
A tecnologia 5G é a nova grande revolução que mudará de forma decisiva a manufatura industrial. Considerado o pilar da Indústria 4.0, a tecnologia permitirá que as fábricas se tornem autônomas e que os sensores sejam os responsáveis por fazer análises de dados e, graças à inteligência artificial, as indústrias ainda poderão se ajustar de forma contínua para que a produção se mantenha sempre atualizada de acordo com a demanda de mercado.
- 5G tem taxa de confiabilidade de 99,99%, essencial para um mundo conectado
- Bosch oferece soluções com AIoT e 5G para otimizar os processos industriais
- Indústria 4.0 possibilita autonomia nas fábricas
Com latência próxima de zero, confiabilidade de 99,99% e alta taxa de transmissão, o 5G é essencial para um mundo onde a Internet das Coisas (IoT) será uma realidade em todos os segmentos da sociedade . A conexão desses dispositivos aliada à tecnologia 5G pode fazer com que a interação entre o mundo digital e o real se dê por meio de um fluxo contínuo e, muitas vezes, imperceptível, aliado a um alto nível de segurança e flexibilidade.
“Dentro das indústrias, essa tecnologia irá possibilitar um monitoramento 24 horas por dia, ininterruptamente, otimizando o desempenho e a segurança. Além disso, o 5G também irá permitir a realização de uma manutenção preventiva eficiente pois ele permite calcular a redução do tempo de inatividade dos equipamentos”, explica Julio Monteiro, Diretor Industrial na Bosch.
Bosch implementa o uso do 5G em suas operações mundiais
A Bosch, líder global no fornecimento de tecnologias baseadas em AIoT (junção da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas), já conta com uma experiência sólida em 5G em diversas fábricas no mundo. Isto porque a empresa acredita que a tecnologia será responsável por um ambiente industrial ainda mais conectado e ainda irá tornar possível que as empresas adequem o layout e a logística de suas produções de forma mais ágil, segura e com flexibilidade. “O objetivo é desenvolver tecnologias para que nas fábricas do futuro apenas as paredes, pisos e tetos não possam ser reconfigurados em tempo real”, ressalta Julio Monteiro.
O CtrlX Automation é a primeira plataforma de automação compatível com este novo padrão de transmissão desenvolvida pela Bosch Rexroth, que tem como objetivo conectar uma ampla gama de dispositivos, garantindo, assim, uma conectividade consistente em toda a fábrica. Entre outras funções, também garante a proteção de informações e evita ameaças digitais. Essa solução, inclusive, já atende aos requisitos internacionais de segurança cibernética – IEC 62443, uma série de normas sobre redes de comunicação industrial e segurança de TI para redes e sistemas.
Outro exemplo de tecnologia inovadora da Bosch é o software inteligente ActiveShuttle, que estabelece novos padrões de intralogística. A solução executa o transporte autônomo e suporta cargas de até 260 quilos, podendo ser carregada e descarregada de forma totalmente automática por meio de uma plataforma de elevação integrada.
“A utilização do 5G no Brasil é uma prioridade para otimizar o fluxo de tempo na manufatura e o envio de dados. As empresas que já se preparam para o uso da tecnologia logo poderão contar com uma rede mais estável, em que será possível conectar inúmeros equipamentos sem comprometer a eficiência dos processos”, conclui Monteiro.
Além de acompanhar os projetos e testes realizados em na nossa matriz, a Bosch iniciará projetos pilotos junto a potenciais parceiros com o intuito de estar devidamente preparada para a utilização do 5G no ambiente produtivo, assim que as regras de uso das redes privadas estejam definidas pela Anatel. Claro que a Bosch, uma empresa líder em IoT e que oferece soluções inovadoras nas áreas de mobilidade, tecnologia industrial, energia e tecnologia predial, enxerga a possibilidade de utilizar este novo padrão de transmissão em todos estes segmentos, em especial, na mineração, agricultura e mobilidade.
origem: Notícias e histórias | Bosch no Brasil
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br