Câmeras de monitoramento darão segurança aos usuários de ônibus
Foi iniciada a instalação de câmeras em toda frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
Serão instalados ao todo 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). O processo será finalizado em cinco meses e o centro de controle e monitoramento será montado na Transportes Urbanos do Distrito Federal – DFTrans.
O secretário de Transportes, Alberto Fraga, explica que as cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. “Vamos iniciar a instalação das câmeras por Samambaia, Itapoã e Ceilândia, seguindo um levantamento feito pela Polícia Civil. A expectatíva é que tenhamos uma redução de até 80% no índice de furtos e roubos nos coletivos”, afirma Fraga.
As próximas cidades que terão câmerasinstaladas serão Samambaia, Itapoã, Ceilândia, Santa Maria, Paranoá, Sobradinho I e II, Riacho Fundo I e II, São Sebastião, Planaltina, Águas Claras, Brazlândia, Gama, Vicente Pires, Recanto das Emas, Taguatinga, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, Candangolândia, Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Jardim Botânico, Varjão, Park Way, Guará, SCIA, Núcleo Bandeirantes.