Mais câmeras de monitoramento eletrônico instaladas em São José em 90 dias
Licitação para contratação dos links para instalação de mais 21 câmeras deve ser aberta na próxima semana.
Por enquanto, nove funcionam. Em até 90 dias, o sistema com as 30 câmeras digitais de vídeomonitoramento eletrônico de São José deve estar completamente concluído. Do total dos equipamentos, até agora apenas nove foram instalados. A licitação para a contratação dos links para permitir a comunicação entre as outras 21 câmeras e a Central de Monitoramento será aberta na próxima semana. As informações são do coordenador do Sistema de Vídeomonitoramento Urbano da SSP (Secretaria de Segurança Pública), tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco.
Há três meses guardadas na sala do secretário Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, as 21 câmeras de monitoramento foram transferidas, na noite dessa segunda-feira, para o almoxarifado da Dalfi (Diretora de Apoio Logístico e Financeiro), Centro de Florianópolis. “Solicitamos a transferência à Polícia Militar porque estávamos com problemas de espaço e também para que tenham mais proteção. São equipamentos fáceis de carregar e caros, adquiridos com recursos próprios”, conta o secretário, que assumiu a pasta há cerca de 15 dias.
Sanderson questiona a demora na licitação dos links por parte da SSP e cobra um cronograma de trabalho. “Os Consegs e os moradores cobram a instalação dessas câmeras e precisamos de um cronograma, não sei qual a dificuldade em licitar os links. Afinal, gastamos R$ 250 mil nessa aquisição”, diz. O secretário acredita que uma vez concluído, o sistema também ajudará no controle de atos de vandalismo e depreciação do patrimônio público. “Na semana passada um ônibus bateu em uma das torres de monitoramento e não conseguimos identificá-lo, porque a câmera ainda não está instalada”, conta, referindo-se ao equipamento na avenida Presidente Kennedy com a Central do Kobrasol.
(Portal ND Online/SP – 11/08/2011)