Avançam preparativos para implantação do VTMIS no Porto
Codesp analisa aparelhos do sistema de monitoramento. E sondagens para instalação de torres são liberadas
Três dos quatro pontos onde serão instaladas as torres de monitoramento do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em inglês, Vessel Traffic Management Information System ou VTMIS) do Porto de Santos estão liberados para sondagens. A medida é necessária para a conclusão do projeto-executivo do empreendimento, previsto para ser entregue à Autoridade Portuária em dois meses.
A implantação do VTMIS, incluindo a elaboração de seu projeto executivo, está a cargo do consórcio Indra VTMIS Santos. Ele venceu a licitação realizada pela Docas para o serviço, pedindo R$ 31,07 milhões pela tarefa.
No CCO, serão concentradas as informações captadas nas quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos da região portuária. A sondagem para a implantação das estruturas já foi liberada na Ilha da Moela (costa de Guarujá), na Ponta de Itaipu (em Praia Grande) e na Ilha Barnabé (Área Continental de Santos). Ainda falta ser emitido o aval para o quarto local, em Guarujá.
Com esses equipamentos, a área de varredura do VTMIS irá das regiões de fundeio até o Terminal Marítimo da Usiminas (no Canal de Piaçaguera). Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder AIS para a coleta de dados das embarcações. Ainda haverá uma estação meteorológica e um marégrafo (equipamento que registra a variação da altura da maré).
origem: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/avancam-preparativos-para-implantacao-do-vtmis-no-porto/?cHash=e687778d0e9c44c8462f6ff80dbc5510
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’