Pazuello ignora CoronaVac e diz que tem 300 milhões de doses
Pazuello ignora CoronaVac e diz que tem 300 milhões de doses
O Brasil possui atualmente mais de 300 milhões de doses de vacinas contra covid-19 garantidas por meio de diferentes acordos, que aguardam apenas o aval da Anvisa para serem usadas na população, disse nesta terça-feira o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que ignorou a CoronaVac em sua contas.
Em pronunciamento no Palácio do Planalto, Pazuello detalhou os acordos que o país fechou até o momento para receber e produzir no país o imunizantes da AstraZeneca, assim como o acordo fechado com a aliança global de vacinação Covax Facility e ainda a provável contratação –que está na fase de memorando de entendimento – com a farmacêutica Pfizer.
Nesse último acerto, o ministro disse que o memorando assinado prevê 70 milhões de doses da vacina da Pfizer para começar o recebimento a partir de janeiro de 2021.
Na fala, Pazuello disse que qualquer vacina que tiver comprovada sua eficácia e segurança, assim como registro da Anvisa, vai ser comprada pelo governo federal. “Não abrimos mão disso”, destacou.
Contudo, em nenhum momento o ministro mencionou nominalmente a CoronaVac, imunizante da chinesa Sinovac que está sendo testado e produzido no país pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. Doria e o presidente Jair Bolsonaro têm tido um embate em relação ao protagonismo sobre a vacinação no país.
Em um recado indireto ao governador de São Paulo, João Doria, que anunciou na véspera o início da vacinação com a CoronaVac no Estado em 25 de janeiro, o titular da Saúde também destacou que o país é uma só nação.
“Não podemos dividir o Brasil num momento em que todos nós passamos essas dificuldades”, afirmou.
Em reunião mais cedo com governadores, em que se discutiu um plano nacional de vacinação, Pazuello comprometeu-se em comprar todas vacinas que forem aprovadas pela Anvisa e, quanto ao imunizante chinês, disse também que vai adquiri-la se tiver demanda.
origem: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/pazuello-ignora-coronavac-e-diz-que-tem-300-milhoes-de-doses,c63cc7eb81670462c57562d407073171y1bxjypc.html
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’