Polícia fecha dois dos maiores sites piratas de animes do Brasil
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), fechou dois dos maiores sites de pirataria de animes do Brasil. Além do fechamento, a ação policial também cumpriu mandados judiciais de busca e apreensão, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis em redes sociais.
A chamada “Operação Animes” foi deflagrada em 8 de fevereiro e seguiu nas semanas seguintes. Na semana passada, o alvo foi um universitário de 22 anos que mora em Arapiraca (AL). Ele supostamente é o responsável por uma página de streaming ilegal de animações japonesas.
De acordo com Sidney Tenório, delegado da Seção de Crimes Cibernéticos, o jovem estudante de ciências da computação teve apreendido objetos como computador, celular e outros dispositivos tecnológicos.
A Operação Animes é um desdobramento da Operação 404 — que teve início em 2019 e combate à pirataria e crimes contra a propriedade intelectual na internet — e foi deflagrada com a cooperação de entidades como a Content Overseas Distribution Association (Coda), associação sediada no Japão, que tem entre os membros titulares de direitos de conteúdos japoneses e representantes do governo japonês.
O MJSP não comunicou o nome dos dois sites de streaming de animes que foram retirados do ar. Contudo, usuários nas redes sociais descobriram que um dos sites fechados foi o Better Anime, que começou a disponibilizar uma mensagem de despedida.
A legislação brasileira prevê reclusão de dois a quatro anos e multa para quem comete violações de direito autoral. Além deste crime, os suspeitos podem responder por associação criminosa e lavagem de capitais, segundo o MJSP.
origem: https://www.tecmundo.com.br/internet/260830-operacao-policia-fecha-dois-maiores-sites-piratas-animes.htm
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br