Faculdades enfrentam desafio para aumentar a segurança no campus
Dois criminosos e dois seguranças trocaram mais de cem tiros dentro da faculdade Uni-Anhanguera em Goiânia nesta madrugada. Tudo começou quando um dos bandidos tentou render um dos seguranças, que reagiu. O bandido foi baleado e morreu. O outro fugiu. A polícia suspeita que os dois pretendiam roubar um caixa eletrônico.
A violência dentro da faculdade chama a atenção para um desafio que as universidades estão enfrentando. Além de terem de se preocupar com a qualidade de ensino, agora precisam encontrar soluções que aumentem a segurança dentro dos campus.
Imagens mostram quando um rapaz que fala ao celular tenta abrir a mochila da estudante que está distraída. Em outra cena, um homem de bicicleta rouba o celular de uma mulher que estava numa loja. Os flagrantes foram captados na vizinhança da Universidade Mackenzie em São Paulo. O sistema de monitoração foi modernizado para reduzir o número de furtos que aconteciam dentro do campus.
Até 2012 a circulação era livre no local. Mas o aumento de casos de furto fez a universidade instalar 50 catracas para controlar o acesso de pessoas. Em um ano os furtos caíram 92%.
“Um dos papéis principais da universidade é essa integração com a sociedade. Agora no momento em que a gente sente oprimido, se sente, a insegurança que reina, que acaba atrapalhando as nossas atividades, a gente é obrigada a tomar algumas medidas para impedir que essa segurança se transfira para dentro do campus, fala o pró-reitor do Mackenzie Sérgio Lex.
A Universidade de São Paulo informou que 2,4 mil vigilantes terceirizados também fazem a segurança na cidade universitária e que um novo sistema de monitoramento eletrônico está em fase de desenvolvimento. Hoje a universidade tem 59 câmeras instaladas nas áreas internas, comuns e portarias.
origem: http://www.portaldaseguranca.com.br/Noticia/Visualizar/2892
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’